Desde o início da pandemia, em março de 2020, com as necessidades de isolamento social, o ambiente digital se tornou fundamental. Com as pessoas em casa, trabalhando em sistema de home office, nunca a internet teve tanta importância. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen só no primeiro semestre de 2020 o e-commerce gerou um faturamento 47% maior que nos últimos 12 meses. Durante todo o ano de 2020, sete milhões de novos consumidores realizaram sua primeira compra no ambiente digital. Só isso já seria um excelente motivo para quem ainda não conta com um e-commerce começar a pensar em se valer de um. Mas há ainda uma série de vantagens, especialmente para micro, pequenas e médias empresas, que listamos abaixo. Confira.
Já a primeira delas diz respeito aos gastos. Enquanto uma loja física há uma série de encargos e contas a pagar (aluguel do ponto, água, luz, internet, despesas com limpeza, treinamento de vendedores, condomínio se estiver num shopping center, etc), num e-commerce esse custo se reduz a espaço de armazenamento do estoque e um sistema de entrega.
A flexibilidade do horário e de local é outro ponto positivo. Pode-se trabalhar, gerenciando seu negócio, de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário, bastando para tanto ter acesso à internet.
Marketplaces e sistemas integrados de pagamentos
Aqueles que não quiserem contar com um site específico ou uma página nas mídias sociais, pode alocar sua loja num marketplace. Atualmente, há vários deles que abrigam muitas outras marcas. Podemos citar como exemplo o Magalu (Magazine Luiza), que conta com várias lojas, que vão desde cosméticos a roupas e acessórios para a casa e decoração. Alguns marketplaces são automatizados, o que possibilita que se fechem vendas durante as 24 horas do dia.
Se até aqui nada te convenceu, basta dizer que no ambiente virtual é bem fácil fidelizar o cliente. Pode-se valer de cupons de descontos (por exemplo, 10% de desconto na primeira compra), acúmulo de pontos num clube de fidelidade e pequenos mimos que vão conquistar seu consumidor e fazer ele querer sempre voltar ao seu ambiente virtual, conhecer e experimentar as novidades.
O pagamento pode ser mais seguro, uma vez que você pode optar por vendas por boletos, cartão de crédito e outros sistemas integrados a bancos. Há quem faça as vendas inclusive pelo PIX.
Uma vez estando na internet você tem acesso ao cadastro de seu cliente e assim poderá analisa-lo melhor, ver quais suas preferências, horário que ele compra, quais seus desejos e, ao mesmo tempo, pode conferir o desempenho de sua loja virtual por meio de questionários de avaliação. E, por fim, estando na internet, os meios de divulgação de seus produtos são bem maiores que se estivesse apenas numa loja física.
Há quem prefira combinar a loja física com o e-commerce, que chamamos de ambiente digital. Mas é um esquema mais indicado para empresas de maior porte. Nesse caso deve haver integração entre ambos os ambientes podendo o cliente comprar na loja e receber em casa ou ainda comprar via internet e ir buscar seu pedido na loja. Mas o sistema deve estar muito bem azeitado para não gerar frustração no cliente, falha na comunicação e outros problemas. Nesse caso deve haver investimento maior, daí ser indicado para marcas de maior porte.
Estas são as vantagens que um e-commerce proporciona e podemos lembrar que daqui para a frente quem quiser se manter no mercado não poderá abrir mão do ambiente virtual. Ele veio para ficar e isto é definitivo!
Por: Marta De Divitiis
Cadastrado em 14/09/2021