No trabalho, especialmente agora, quando muitos se encontram em home office, é comum nos distrairmos com situações rotineiras do cotidiano, prolongando o tempo de trabalho. Situações assim fazem a gente se atrasar com prazos, se atrapalhar com datas, gerando ansiedade e tensão.
Para evitar situações desagradáveis sempre é importante cultivar hábitos que nos tragam de volta à rota principal, otimizando o tempo. Muitas vezes pequenas atitudes trazem ótimos resultados. Vamos a elas:
Faça as tarefas mais simples primeiro, já tirando da frente o que é fácil. Quando começamos realizando trabalhos difíceis, que nos exigem tempo e energia extra, quando os finalizamos geralmente estamos tão cansados mentalmente (e às vezes isso se reflete nas condições físicas) que não conseguimos realizar mais nada. Fazendo o mais fácil e rápido primeiro, o tempo e a energia que sobram pode ser utilizada para os trabalhos mais complicados.
Faça planejamentos semanais e ao fim de cada dia da semana, reveja o que deve fazer no dia seguinte estabelecendo um plano (por exemplo, ligar para aquele cliente pela manhã, se preparar para a reunião da tarde, etc.). Uma vez feito esse planejamento, esqueça, não se preocupe mais e descanse. Quando não planejamos o dia seguinte, muitas vezes acordamos durante a noite preocupados com o amanhã, prejudicando o sono e acordando cansados e sem disposição.
Se for possível durante a manhã, antes de iniciar seu trabalho, tome um pouco de sol, faça algum exercício físico, mesmo que seja apenas um alongamento. Feche os olhos, respire fundo e mentalize que o dia será produtivo e alegre. Isso te dará disposição e clareza de pensamentos para começar o dia.
Durante a jornada, enquanto trabalhamos, é importante fazer algumas pausas, tirando os olhos do computador. A cada vinte minutos, dirija seu olhar para longe da tela do computador fixando o olhar num objeto distante uns seis metros, por uns dez segundos. Isso descansará seu olhar. A cada 30 ou 40 minutos, levante, ande pela sala por alguns minutos ou, se estiver em casa, vá até a cozinha e encha um copo de água para toma-lo depois. Movimente-se por alguns minutos, faça um alongamento rápido. Isso evitará dores nas costas e desconforto visual.
Cada vez que precisar desbloquear seu celular, antes de faze-lo, feche os olhos e respire fundo umas duas vezes. Só depois desbloqueie-o e preste atenção ao que for fazer. Muitas vezes esquecemos de respirar de forma correta, enchendo completamente os pulmões de ar. Quando fazemos isso nossa mente ganha clareza e objetividade, qualidades essenciais para desenvolver o trabalho de forma eficiente.
A maior parte dos aplicativos do celular podem ser abertos em sites (inclusive o WhatsApp). Troque a tela do celular pelos sites pois já foi comprovado que se substituir a telinha pela tela do computador você terá menor possibilidade de ficar viciado. Sabe quando vamos ler uma mensagem no WhatsApp e acabamos nos distraindo com TODAS as mensagens e, quando percebemos, já se passou mais de meia hora? Então, no computador a chance de passar tanto tempo distraído diminui consideravelmente. Experimente.
Quando for dormir, deixe seu celular no modo avião. Assim não receberá notificações e avisos muitas vezes desnecessários. Foque o momento em dormir e descansar. Pela manhã você pode voltar a tela do celular ao modo normal e verificar calmamente o que foi passado durante a noite ou a madrugada.
Por fim, faça sempre uma autocrítica. Observe comportamentos inadequados em seus colegas de trabalho e reflita se você os reproduz. Policie-se no sentido de sempre estar focado, evitando conversas desnecessárias. Ao mesmo tempo, seja gentil com os colegas (nada de ficar apontando os erros observados) e com você mesmo. Buscar aperfeiçoar-se é louvável, mas ninguém precisa ficar se autopunindo ou tornar isso mais um motivo de ansiedade.
A questão é que, se você observar esses pequenos hábitos verá que seu dia renderá bem mais e você poderá relaxar à noite, despreocupadamente. E uma noite bem dormida, com uma mente relaxada, produz efeitos maravilhosos no cotidiano. Tente!
Por: Marta De Divitiis
Cadastrado em 18/05/2021