MARIANA VISUAL MERCHANDISING
MARIANA VISUAL MERCHANDISING
Sou um profissional com ampla experiência em Visual Merchandising, tendências, comportamento de consumo, gestão de equipes e projetos para varejo de moda, atuando em empresas de fast fashion, e marcas de grande e médio porte. Especialista em garantir a excelência na exposição e ambientação de produtos, traduzindo tendências de moda e comportamento do consumidor em estratégias visuais que potencializam a experiência do cliente e impulsionam resultados comerciais. Forte habilidade em conduzir pesquisas de mercado, desenvolver materiais de capacitação e implementar projetos de ativação e reformas em loja. MBA em Foresight Estratégico e Design de Futuros e MBA em Negócios de Moda (Fashion Business), com visão estratégica para antecipar movimentos do mercado e integrar inovação às práticas de Visual Merchandising.
insert_comment Enviar mensagem ao candidato
Gênero wc
Estado Civil supervisor_account Solteiro
Nascimento today 15/03/1988 (37 anos)
Faixa salarial attach_money A combinar
Endereço room Fátima - Fortaleza / CE
Áreas de atuação bookmark Vitrina, Visual Merchandising, Loja / Varejo / Atacado, Ensino / Educação / Treinamento
Habilidades gesture Inglês intermediário, trello, PowerPoint, chatgpt, Word, Excel, CorelDRAW, Canva, Capcut

Experiências profissionais

Empresa Confidencial

ESPECIALISTA VISUAL MERCHANDISING / PRODUTO
Dezembro/2023 à Março/2025
Responsável pela Regional Centro-Oeste (GO, MT e TO), assegurando excelência em execução visual e suporte estratégico às metas comerciais.

Liderança e desenvolvimento da equipe de líderes de Visual Merchandising, promovendo consistência e qualidade na apresentação das lojas.

Análise de mercado, concorrência e comportamento do consumidor, transformando insights em ações visuais alinhadas ao branding e às vendas.

Planejamento e execução de projetos e ativações de VM que ampliam a experiência do cliente e reforçam a identidade da marca.

Coordenação de inaugurações, reformas e retrofit de lojas, integrando ambientação, identidade visual e fluxo de circulação.

Colaboração transversal com Compras, Estilo, Arquitetura e PMO, garantindo integração entre estratégia comercial e execução de VM.

Monitoramento de resultados e KPIs de execução, assegurando aderência às metas regionais e implementação de melhorias contínuas.

Empresa Confidencial

COORDENADORA DE VISUAL MERCHANDISING
Fevereiro/2022 à Novembro/2023
Responsável pela gestão do Visual Merchandising na região Centro-Oeste, assegurando padronização, consistência de marca e impacto comercial.

Liderança e capacitação de consultores e líderes de VM, reforçando excelência operacional e impacto na experiência de compra.

Desenvolvimento de materiais e guias de tendências para orientar e inspirar equipes de VM.

Análise de mercado, concorrência e comportamento do consumidor, transformando insights em ações visuais alinhadas ao VM, vendas e experiência do cliente.

Identificação de oportunidades para potencializar a exposição dos produtos em loja, ampliando sua visibilidade e atratividade.

Coordenação de projetos de VM, ativações e inaugurações, assegurando impacto positivo no desempenho inicial e na percepção do cliente.

Montagem de lojas em inaugurações, reinaugurações, retrofit e testes de exposição.

Visitas semanais aos pontos de venda;

Interface com outros departamentos como Marketing e Operação;

Empresa Confidencial

CONSULTORA DE VISUAL MERCHANDISING
Fevereiro/2018 à Janeiro/2022
Consultoria a lojas, assegurando a aplicação de padrões de VM e alinhamento às diretrizes da marca.

Participação em reformas, inaugurações e ambientações, garantindo execução de qualidade e consistência visual.

Desenvolvimento e montagem de vitrines e ambientações internas, conectando identidade visual à experiência de consumo.

Treinamento contínuo das equipes de loja em práticas de VM.

Análise de concorrência e tendências para identificar oportunidades no ponto de venda.

Empresa Confidencial

ANALISTA DE MARKETING
Janeiro/2013 à Setembro/2015
Planejamento anual de marketing e campanhas promocionais alinhadas às metas de varejo.

Pesquisa para desenvolvimento de materiais para o ponto de venda;

Criação dos itens cenográficos das vitrines em conjunto com equipe de designer;

Montagem das campanhas e implantação do material no ponto de venda, identificando oportunidades de melhoria;

Relacionamento com a cadeia de fornecedores e prospecção de novos materiais;

Criação de ações de marca e relacionamento com franqueados, integrando comunicação e experiência do cliente.

Coordenação de eventos, ativações e projetos de ambientação com foco em branding e engajamento de marca.

Controle financeiro das campanhas e gestão de fornecedores, assegurando eficiência e ROI.

Montagem do showroom para franqueados da marca;

Visitas semanais aos pontos de venda.

Empresa Confidencial

ASSISTENTE DE MARKETING PL
Agosto/2012 à Dezembro/2012
Responsável pelo projeto Love Brand's, que integra três marcas (Imaginarium, Puket e Balonè)

Coordenação de eventos da marca Balonè Acessórios, incluindo showroom e brunch para imprensa

Gestão do relacionamento com fornecedores para garantir a qualidade e pontualidade das entregas

Planejamento e execução de ativações de marketing nas lojas

Negociação e fechamento de contratos com veículos de comunicação para amplificação das ações promocionais.

Formações

Imersão Anti-Trendcore

MADE IN FUTURE
Julho/2025 à Agosto/2025
Livre

MBA em Foresight Estratégico e Design de Futuros

ESPM - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Outubro/2024 à Março/2026 (À distância)
MBA

Antropologia do Consumo e Análise de Tendências

ESPM - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Março/2024 à Março/2024
Livre

MBA em Fashion Business (Negócios de Moda)

UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Agosto/2022 à Setembro/2025
MBA

Pesquisador de tendências: como identificar e mapear comportamentos para prever mudanças

DESCOLA
Abril/2021 à Abril/2021
Livre

História da Moda com João Braga

EDU K
Outubro/2020 à Outubro/2020
Livre

Cool Hunting

ESCOLA SÃO PAULO
Março/2020 à Março/2020
Livre

Vitrinismo

SENAC SP
Novembro/2015 à Novembro/2015
Técnico

Informações complementares

Intercâmbio na Escócia - Edimburgo :: Kaplan International

Durante meu intercâmbio em Edinburgh, tive a oportunidade de vivenciar intensamente a cultura e o dia a dia de uma das cidades mais históricas e inspiradoras da Europa. Além de aprimorar meu inglês em diferentes situações, pude conhecer a riqueza cultural e arquitetônica da Escócia, mergulhando em sua história, tradições e estilo de vida. Essa experiência me trouxe não apenas desenvolvimento acadêmico e linguístico, mas também crescimento pessoal: aprendi a me adaptar a novos contextos, a conviver com pessoas de diferentes nacionalidades e a enxergar o mundo com uma perspectiva mais ampla e global.
share